O metrô do futuro

Axilas no seu rosto, empurra-empurra, aperto, transpiração excessiva e superlotação serão coisas do passado, pelo menos é o que promete a próxima geração de metrôs – trens Inspiro – conceito desenvolvido pela Siemens. O “metrô do futuro”  é 30% mais eficiente e 20% mais leve do que os modelos utilizados atualmente.

Esse novo transporte poderá ser construído na Inglaterra se o prefeito de Londres, Boris Johnson, concordar. São totalmente climatizados e bem mais espaçosos que os vagões atualmente em circulação em Londres e o valor poderá chegar a aproximadamente dois milhões de reais por vagão.

Protótipo de um trem de metrô Inspiro Siemens (Imagem: Evening Standard / Lucy Young)

Protótipo de um trem de metrô Inspiro Siemens (Imagem: Evening Standard / Lucy Young)

‘Londres, assim como outras grandes cidades ao redor do mundo, enfrenta desafios significativos de transporte, como resultado do crescimento populacional contínuo e crescente demanda de capacidade”, explicou Steve Scrimshaw, diretor da Siemens. Segundo ele, a exposição destacará algumas das inovações que podem ser consideradas pelas cidades para melhorar os sistemas de metrô e propiciar uma viagem com mais conforto aos passageiros.

Os vagões do metrô do futuro são bem mais espaçosos (Imagem: Evening Standard / Lucy Young)

Os vagões do metrô do futuro são bem mais espaçosos (Imagem: Evening Standard / Lucy Young)

O portal R7 lembra que ”por dentro, a novidade não é muito grande, as instalações são semelhantes as que podem ser vistas nos trens da linha amarela da cidade de São Paulo, por exemplo. Não existem divisões ou portas para dar passagem para outro vagão”.

As portas foram retiradas para dar mais espaço nos vagões, que serão 30% mais espaçosos que outros metrôs de Londres. Além disso, a Siemens garantiu que os passageiros serão beneficiados com abertura de portas mais largas, com o objetivo de evitar a aglomeração na entrada (ou empurra-empurra mesmo aqui no Brasil!!!).

(Imagem: Evening Standard / Lucy Young)

O metrô do futuro chegou!! (Imagem: Evening Standard / Lucy Young)

Os vagões terão luzes de LED e ar condicionado. (Imagem: Reprodução/Daily Mail)

Fonte: editado de Engenharia do futuro

 

Anúncios

Sobre NEF - PUC/SP

Sobre o NEF Núcleo de Estudo e Pequisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Strictu Sensu. Eixos temáticos: Pensamento Prospectivo, Sustentabilidade,Consciência,Educação e Qualidade de Vida.
Esse post foi publicado em Inovação, Políticas Públicas, Sustentabilidade Ambiental e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s