Viver ou não viver de forma sustentável?

Atualmente muito tem se falado sobre sustentabilidade e as formas de ser sustentável, sejam elas aplicadas na sua própria residência, ou então, nas empresas. Questiona-se como estaremos no futuro, se continuarmos a gastar todos os recursos oferecidos pela natureza, sem nos preocuparmos na preservação e conservação da mesma. Você sabe o que é ser sustentável? Sua empresa trabalha corretamente com a sustentabilidade? É preciso lembrar que ser sustentável envolve do seu bairro até todo o nosso planeta. É preciso aprender a preservar o que temos para assim encontrarmos a garantia de um futuro onde teremos os mesmos recursos e uma continua qualidade de vida a todos.

O conceito de sustentabilidade vem de atingir os objetivos da sua empresa, sem interferir ou comprometer as próximas gerações, ou seja, preservando o mundo em que vivemos. Sustentabilidade está relacionada com a economia e o meio ambiente, de forma em que os dois trabalhem em conjunto, sem agredir os recursos naturais, sabendo usufruir os mesmos e mantê-los.

Quando a empresa pensa em projetos sustentáveis é preciso focar em quatro pontos fundamentais para analisar se ela realmente está cumprindo com o objetivo. O primeiro é ser ecologicamente correto, além de a parte econômica ser viável e o projeto ser socialmente e culturamente bem aceitos.

Investir na sustentabilidade hoje em dia pode tornar-se um diferencial da empresa, uma vantagem competitiva. As pessoas estão à procura de produtos sustentáveis e empresas que valorizem esta visão. Porém, não pode se focar apenas no retorno econômico, é preciso conciliar a responsabilidade com o planeta com a economia, buscando um meio de trabalhar em conjunto, a procura de benefícios para ambas as partes.

A empresa pode buscar por formas mais sustentáveis na manutenção das maquinas, na troca das lâmpadas, usar uma energia limpa, na separação da coleta de lixo e até mesmo na reutilização das embalagens.

Alguns exemplos para ser sustentável consta em:

1 - sustentabilidade1)     Reciclar: A reciclagem de resíduos sólidos, esta ação que gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, o que possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

2)     Gestão sustentável: Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

3)     Economia de água: Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos.

O retorno de práticas sustentáveis vem a médio e longo prazo, porém, é uma garantia para o futuro. É preciso ter consciência que sustentabilidade não está somente ligada aos valores econômicos, mas sim, em uma nova visão de trabalho, em busca de soluções benéficas para a empresa, funcionários e aos clientes.

Fonte: Engenharia do Futuro

Anúncios

Sobre NEF - PUC/SP

Sobre o NEF Núcleo de Estudo e Pequisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Strictu Sensu. Eixos temáticos: Pensamento Prospectivo, Sustentabilidade,Consciência,Educação e Qualidade de Vida.
Esse post foi publicado em Bem-estar, Dicas, Sustentabilidade Ambiental e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s