Voluntário deve ter consciência de sua importância na organização

Apesar de ser o primeiro passo para ajudar o próximo, ter apenas boa vontade não basta para ser um voluntário. Para realizar um trabalho social eficiente e que gere resultados a longo prazo são necessários comprometimento, engajamento e respeito pela organização.

Segundo Maria Elena Pereira Johannpeter, fundadora e presidente da Parceiros Voluntários, ONG do Rio Grande do Sul que tem como missão disseminar a cultura do voluntariado organizado, é preciso, antes de tudo, diferenciar “voluntariado” de “voluntarismo”.

“O trabalho voluntário deve ser estruturado para ter um bom resultado. A organização precisa saber quando vai poder contar com aquela pessoa que terá dia e hora certa para comparecer. No voluntarismo, a pessoa vai quando quer, onde quiser e não tem esse comprometimento”, explica.

Seleção natural

Além de uma reunião de conscientização, algumas organizações realizam processos seletivos para a escolha de seus voluntários. Para Valdir Cimino, fundador da Associação Viva e Deixe Viver, ONG de contadores de histórias, com sede em São Paulo, esse procedimento é necessário para que a pessoa perceba se está no lugar certo.

Eugenio Scannavino Netto, fundador do Projeto Saúde & Alegria, que atua na Amazônia promovendo processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, conta que eles trabalham com voluntários enviados por instituições parceiras, principalmente para projetos de longo prazo (de 6 meses a 2 anos) para evitar o despreparo e a falta de ligação com o trabalho da ONG.

Para ver a reportagem completa, clique aqui.

Abraços!!

Anúncios

Sobre NEF - PUC/SP

Sobre o NEF Núcleo de Estudo e Pequisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Strictu Sensu. Eixos temáticos: Pensamento Prospectivo, Sustentabilidade,Consciência,Educação e Qualidade de Vida.
Esse post foi publicado em Bem-estar, Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s