Faça o que ama

“Tem de encontrar aquilo que adora. Isto é tão verdade para a sua vida profissional, como para a amorosa… Se ainda não o encontrou, continue a procurar. Não se acomode. Tal como com os assuntos do coração, saberá quando o encontrar.”

– Steve Jobs, co-fundador da Apple

Uma das chaves para a felicidade – assim como para a produtividade e a eficácia no trabalho – é encontrar um emprego ou uma carreira que adora, que ama incondicionalmente. Estamos a falar de trabalho que quer fazer, e não daquele que tem de fazer! É o local para onde quer ir todos os dias, e não aonde tem de estar diariamente. Se realmente quer fazê-lo, é porque nem parece trabalho, mas antes um prazer.

Eis o que precisa de saber para descobrir um emprego que adora:

Não vai cair do céu, há que procurá-lo. Fazer exactamente a mesma coisa, dia sim, dia sim, não é a melhor forma de encontrar um emprego que adora. Por vezes, a oportunidade de uma vida pode bater à sua porta, mas é raro. A maioria das pessoas não tem essa sorte, por isso, é preciso meter mãos à obra, abrir bem os olhos e começar a procurar.

Pode não adorar o novo emprego até ser realmente bom a executá-lo. O mais certo é que vai saber de imediato o que realmente adora fazer… no entanto, terá de aperfeiçoar o seu desempenho e produtividade – ninguém nasce ensinado, não é verdade? Quando for realmente bom no que faz, nunca mais vai querer deixar de o fazer, porque nada bate a sensação de executar um trabalho maravilhoso!

Quando encontrar esse emprego, entregue-se. Se conseguir encontrar um emprego que adora, é quase como ter recebido uma prenda, uma dádiva. Agora não estrague tudo – entregue-se completamente a essa paixão! Isso não quer dizer que deve passar a pôr de lado as restantes paixões da sua vida, incluindo a família e os amigos, mas quando estiver a trabalhar, dedique-se completamente.

O que fazer para começar a procurar aquele emprego apaixonante?

Quebre a sua rotina e ouse questionar-se. Vai ter de parar o que está a fazer (não tem de ser neste instante, mas sim mais logo ou amanhã, mas não para a semana!) e ter a coragem de perguntar a si próprio se realmente adora o trabalho que faz. Se a resposta for não, então o que é que o apaixona? Se não sabe, dispõe-se partir à sua descoberta?

Pense naquilo que já adora. Tem passatempos sem os quais já não conseguiria viver? Gosta de ler sobre que género de assuntos? E as conversas com os amigos e familiares resumem-se a que temas? Existe alguma coisa que sempre quis fazer na vida mas que entretanto ficou esquecido ou que nunca teve a coragem de concretizar?

Explore coisas novas. Experimente um novo hobby que lhe parece interessante. Leia coisas diferentes do habitual. Faça uma viagem. E continue a procurar novas formas de explorar o mundo – acabe com velhos hábitos e rotinas.

Para ver outras dicas, clique aqui.

Abraços =)

Rita Oliveira

Anúncios

Sobre NEF - PUC/SP

Sobre o NEF Núcleo de Estudo e Pequisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Strictu Sensu. Eixos temáticos: Pensamento Prospectivo, Sustentabilidade,Consciência,Educação e Qualidade de Vida.
Esse post foi publicado em Bem-estar, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s