O que é Economia Criativa mesmo?

Na era industrial tivemos processos econômicos repetitivos baseados na produção, visando eficiência operacional e economia de escala. O objetivo era produzir muito para um mercado de massa.

O modelo, bem sucedido na sua implementação, trouxe uma série de inovações, consolidando uma classe média mundial e o acesso a bens e serviços nunca antes experimentados. Mas o sucesso tende a ignorar as limitações e a natureza tomou para si esse papel, dando sucessivos alertas para o crescimento desmedido.

Não é mais possível crescer da forma como vínhamos crescendo. A economia chamada carbonizada está com os seus dias contados e o limite está posto. Uns podem acreditar mais do que outros, mas agora o que antes era crença se tornou uma agenda científica bastante objetiva.

Nesse contexto, precisamos abrir um novo espaço para o crescimento econômico, formulado em outras bases e, na minha opinião, a nossa grande oportunidade está na Economia Criativa. Ou seja, precisamos re-inventar a forma como trabalhamos e geramos valor econômico e financeiro para o nosso trabalho, e como interagimos com o meio ambiente para geração de riqueza.

Os atos de refletir e criar são uma singularidade do Homem. Lidar com a nossa força subjetiva sempre foi um grande desafio da nossa existência. Abrir mão dessa reflexão e partir direto para a produção nos fez mais instintivos, rápidos, mas mais irresponsáveis e em muitos casos “desumanos”. Por que abandonamos nosso privilégio de reflexão e criação, nos afastando da nossa essência?

Na Economia Criativa cada indivíduo é a sua própria “fábrica”, ele já inicia o processo tendo algo a oferecer – a sua subjetividade, a sua sabedoria, a sua herança cultural, as suas habilidades. A chave aqui já é outra: trabalha-se na abundância e não na escassez. A esse capital intelectual, somam-se os estímulos, a possibilidade de interação em rede, e os produtos e serviços que possam viabilizar a troca de valor econômico/financeiro. É o momento de valorizar as ideias!

Fonte: Mercado ético

Abraços!!

Anúncios

Sobre NEF - PUC/SP

Sobre o NEF Núcleo de Estudo e Pequisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Strictu Sensu. Eixos temáticos: Pensamento Prospectivo, Sustentabilidade,Consciência,Educação e Qualidade de Vida.
Esse post foi publicado em Cultura, Design, Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Social e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s