Cansado de estar cansado?

 

“Um homem cansa-se mais quando se mantém parado.” – Provérbio Chinês

Porque é que estamos cansados?

Regra geral, estamos cansados porque não descansamos o suficiente. Óbvio, não é verdade? Mas se é assim tão óbvio porque é que o ignoramos tão bem?

Experimente o seguinte: vá até lá fora e corra o mais depressa possível durante 2 minutos. Pare, respire e repita. Veja quanto tempo consegue fazer estas repetições – a maioria não aguenta muito tempo. E os nossos dias são assim, uma série de corridas que quase não nos deixam respirar.

O que fazer se está demasiado cansado para fazer o que quer que seja

A primeira sugestão é simples, óbvio e eficaz: fazer uma sesta. Se não for possível, então busque o silêncio e desligue-se do computador e/ou telemóvel durante alguns minutos/horas. As novas tecnologias são uma parte importante do nosso dia-a-dia, mas em excesso também se tornam extremamente cansativos. Desligue-se e apanhe um pouco de ar fresco, saia das quatro paredes e faça uma caminhada. Desmarque um compromisso ou dois. Estique as pernas, relaxe os ombros. Feche os olhos durante alguns minutos. Respire. Estes são apenas alguns pequenos gestos que pode fazer de imediato para o ajudar a descansar.

Outras sugestões

Depois de dados os primeiros passos, a verdade é que estará mais descansado e com energia suficiente para dar mais alguns passos em direção ao bem-estar e longe do estado de cansaço permanente.

Durma mais. Se não está a dormir pelo menos 7 horas por noite, o mais certo é que não está a dormir o suficiente. A maioria das pessoas necessita de dormir 8 horas por noite e outras precisam de mais – descubra qual é a sua necessidade em termos de sono e vá para a cama mais cedo. Ler um bocadinho antes de apagar a luz é um ritual relaxante e perfeito para chamar o sono.

Faça pausas e estique as pernas. Passamos demasiado tempo sentados em frente ao computador, o que acaba por reduzir os níveis de energia. Para combater isso, levante-se para esticar as pernas, os braços e as costas a cada 20-25 minutos. Ande de uma ponta do escritório à outra, mexa-se (dance, faça flexões, alongamentos, salte à corda) e ative a circulação.

Pratique exercício físico regularmente. Esta sugestão é óbvia, mas também nunca é demais lembrar que mesmo um bocadinho de atividade física pode ajudá-lo a sentir-se mais enérgico ao longo do dia. Grandes sessões de exercício físico podem deixá-lo exausto – e nesse caso deve descansar – mas sessões de exercício físico mais pequenas podem deixá-lo um pouco cansado fisicamente, mas em termos mentais sentir-se-á fabuloso.

Concentre-se. Os nossos dias são passados a fazer múltiplas tarefas em simultâneo – uma espécie de malabarismo mental que acaba por nos deixar literalmente esgotados. Concentre-se numa tarefa de cada vez, esteja inteiramente presente naquilo que está a fazer – seja uma reunião, seja uma conversa telefónica, seja a lavar a loiça. Fazer uma coisa de cada vez é menos cansativo e torna cada tarefa mais fácil de executar.

Mantenha-se hidratado. A maioria das pessoas não sabe que o facto de beber pouca água contribui significativamente para o cansaço que sentem. Beba bastante água ao longo do dia e verá certamente a diferença.  

Trabalhe nalguma coisa que o entusiasme. Se estiver apaixonado por aquilo que faz, sentir-se-á cheio de energia. Se não tiver qualquer interesse no seu trabalho, vai passar o dia a arrastar-se de um lado para o outro e a fazer as coisas mecanicamente.

Trabalhe com pessoas interessantes. Se trabalhar rodeado por pessoas que estão tão apaixonados pelo trabalho como você, sentir-se-á ainda mais motivado para fazer aquilo que faz. É incrível trabalhar com uma pessoa ou uma equipa que adora o seu trabalho. Se não tem isso ou não sabe o que isso é, está na altura de descobrir!

Veja a matéria na íntegra e mais dicas clicando aqui.

Abraços!!

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Sobre NEF - PUC/SP

Sobre o NEF Núcleo de Estudo e Pequisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Strictu Sensu. Eixos temáticos: Pensamento Prospectivo, Sustentabilidade,Consciência,Educação e Qualidade de Vida.
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