Instalação de painéis fotovoltaicos dispara na Ásia

A China apresenta o incrível número de 500% de crescimento na sua capacidade fotovoltaica instalada em 2011 com relação a 2010, totalizando 2,9GW. O país deve ultrapassar a Alemanha em 2012 como o líder mundial em novos projetos solares.A região da Ásia-Pacífico registrou um aumento de 165% nas instalações de painéis fotovoltaicos em 2011, chegando a marca de 6GW. A China foi o principal motor do crescimento, sendo responsável por 48% do total instalado no ano, de acordo com os números levantados pela Solarbuzz, uma consultoria especializada no mercado solar.

O Japão aparece em segundo lugar na região da Ásia-Pacífico, com um aumento de 30% nas instalações em 2011 e um total de 1,2GW. A tendência é uma aceleração ainda maior para os próximos anos, visto que a geração nuclear está perdendo cada vez mais espaço devido ao vazamento da usina de Fukushima.

A Índia vem surpreendendo graças à Missão Nacional Solar, programa que pretende alcançar os 20GW em geração solar até 2020. O crescimento no último trimestre do setor foi de 125% e espera-se que 1GW seja conectado à rede em 2012.

O único país que registrou redução na instalação solar foi a Austrália, com uma queda de 10%. A causa para a diminuição dos investimentos teria sido a eliminação de políticas de incentivo governamentais. Para 2012, a redução deve ser de 30% na instalação.

A Solarbuzz acredita que a região da Ásia-Pacífico apresentará um crescimento de 40% na instalação de painéis fotovoltaicos em 2012.

(Instituto CarbonoBrasil)

Fonte: Mercado Ético

Anúncios

Sobre NEF - PUC/SP

Sobre o NEF Núcleo de Estudo e Pequisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Strictu Sensu. Eixos temáticos: Pensamento Prospectivo, Sustentabilidade,Consciência,Educação e Qualidade de Vida.
Esse post foi publicado em Sustentabilidade Ambiental e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s