Construir corretamente – Casa sustentável

A dica de hoje vem do Portal Ouro Negro, e é sobre como tornar sua casa a construção de uma casa mais sustentável, veja algumas dicas:

Compre os materiais que precisa em locais próximos

Não adianta economizar no material e gastar no combustível. Prefira comprar os materiais da construção perto de sua residência evitando gasto desnecessário com transporte.

Reutilize materiais antigos

Quando for reformar sua casa use materiais de demolição que são retirados de casas antigas, como madeiras, pisos de tábua corrida, tijolos maciços, telhas, portas e janelas. A madeira de uma cômoda velha, por exemplo, pode ser aproveitada para construção de novos materiais ou pode ainda ser reformada.

Área verde

Outra dica é manter plantas e flores dentro de casa para refrescar o ambiente. Com elas, o uso de ventilador e ar condicionado pode ser reduzido. Se tiver espaço para ter um jardim, coloque um piso que drene bem a água da chuva para reaproveitar na rega do local ou faça um projeto simples de calhas para captar a água.

Horta orgânica

Faça sua própria horta, em vasos, para cultivar seus temperos. Feitos em casa, os alimentos são mais saudáveis e saborosos, pois não possuem agrotóxicos.

Para ver mais dicas, clique aqui.

Abraços!

Rita Oliveira

Anúncios

Sobre NEF - PUC/SP

Sobre o NEF Núcleo de Estudo e Pequisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Strictu Sensu. Eixos temáticos: Pensamento Prospectivo, Sustentabilidade,Consciência,Educação e Qualidade de Vida.
Esse post foi publicado em Sustentabilidade Ambiental e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s