O debate sobre as sacolas plásticas continua…

Ambientalistas e gestores públicos veem na medida uma forma de conscientizar a população sobre como tratar e direcionar corretamente o lixo doméstico

Desde ontem, cerca de 80% dos supermercados do estado de São Paulo deixaram de fornecer sacolas plásticas. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Paulista dos Supermercados (Apas) e o governo do estado de São Paulo.

A data em que se comemora o aniversário da cidade de São Paulo foi escolhida para dar início a campanha pelo fim das sacolinhas nos supermercados. Como alternativa, as redes já têm oferecido caixas de papelão e sacolas retornáveis. Há também a opção de compras as sacolas biodegradáveis que custam cerca de R$ 0,20, dependendo do supermercado.

Para o setor de plástico este acordo atende os empresários interessados na economia de seus próprios negócios. “Essa lei foi aprovada por interesse econômico (dos supermercados) e não ambiental ou social”, critica Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, entidade que representa institucionalmente o setor dos plásticos.

De acordo com ele, a economia para as redes que aderirem será de aproximadamente R$ 500 milhões e o valor não beneficiará os clientes. Entretanto, a sociedade deve acompanhar o direcionamento financeiro prometido por alguns supermercados. Como no caso do Grupo Pão de Açúcar que afirma que as ações de sustentabilidade do grupo receberão o dinheiro obtido da economia do plástico e da venda de sacolas retornáveis.

Para ver a matéria na íntegra, clique aqui.

E você o que acha? Medida para o meio ambiente ou para poupar o bolso das empresas?

 

Abraços!

Anúncios

Sobre NEF - PUC/SP

Sobre o NEF Núcleo de Estudo e Pequisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Strictu Sensu. Eixos temáticos: Pensamento Prospectivo, Sustentabilidade,Consciência,Educação e Qualidade de Vida.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s